Disfagia com Ênfase em Gestão Hospitalar - Turma (2/2019)

Disfagia com Ênfase em Gestão Hospitalar - Turma (2/2019)


A Especialização Lato Sensu em Disfagia com Ênfase em Gestão Hospitalar possui corpo docente com notório saber em prática hospitalar e gerencial, experientes na vivência multiprofissional, o que possibilita ao especializando observação direta de tendências clínicas ampliadas com enfoques em áreas distintas da fonoaudiologia, em um curso com metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa.


 INÍCIO PREVISTO PARA NOVEMBRO/2019



Aulas em 1 (um) Final de semada por mês;



Corpo Docente altamente capacitado;



Salas de Aula de alto padrão;



Cursos reconhecidos e autorizados pelo MEC.


  • Disponibilidade Efetivo
  • Código EDIS22019
Descrição
Objetivos do Curso

Qualificar fonoaudiólogos em Disfagia nos setores: primário, secundário e terciário, priorizando evidências que corroborem com atividade clínica em associação a gestão e a qualidade de vida do paciente. Capacitar os pós-gradunados frente à compreensão da neurofisiologia da deglutição, seus processos patológicos, diagnósticos e reabilitação. Para isso, contamos com hospitais parceiros a execução de práticas clínicas onde os especializandos atuarão de forma direta a beira leito, junto a pacientes e equipe multiprofissional.

 

Público-Alvo

Portador de diploma de Nível Superior reconhecido pelo MEC em Fonoaudiologia .

 

Metodologia do Curso

Aulas mensais em 1 (um) final de semana (sábado e domingo) na forma 100% presencial, com intuito de propiciar àqueles que possuem um cotidiano sobrecarregado e não conseguem frequentar cursos durante a semana a oportunidade de se qualificarem.

  

Composição do curso:

- Turma de no mínimo 20 alunos;

- Turma de no máximo de 28 alunos;

- Duração 20 meses;

- Carga horária Total de 540 horas;

- 17 Módulos (18 horas);

- Estudos Dirigidos I; II; III  (102 horas);

- Estégio Supervisionado (60 horas)

- Elaboração, apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. (72 horas).

É reservado a UNEPOS o direito de modificar a data de início do Curso ou de suspendê-lo, caso não seja alcançado o número mínimo de alunos necessários para a formação da turma, devido a não cobertura dos custos envolvidos.  A UNEPOS garante ao aluno (a), a devolução das quantias pagas. A UNEPOS poderá efetuar melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, tais como mudanças nas ementas e matriz curricular, desde que tais alterações não acrescentem ônus adicional para o discente e glosa da carga horária total.

 

Dias e horários dos módulos

- Sábado das 8h às 13h (matutino);
- Sábado das 14h às 19h (vespertino);
- Domingo das 8h às 13h (matutino);
- Intervalo de 15 minutos.

   

Exigências para certificação de especialista

- Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária em cada módulo;
- Nota final igual ou superior a 7,0 (sete) – MM em cada módulo;
- Aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Artigo científico.

 

Matriz Curricular

01.  Fundamentos em Fonoaudiologia Hospitalar: Procedimentos emergenciais e rotinas clínicas em CTI e UTI e Home Care.                                                 

02.  Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças

03.  Neuroanatomofisiologia da Deglutição, Etiologia e Classificação das Disfagias

04.  Neonatologia, Prematuridade, Alterações Craniofaciais em Associação à Disfagia                                                                           

05.  Fisioterapia Respiratória: Intercorrências hospitalares                 

06.  Bioética e Humanização em Saúde

07.  Doenças   Neurodegenerativas, Acidentes Vasculares e Tumores de Cabeça e Pescoço com Repercussões Disfágicas

08.  Auditoria da Qualidade em Organizações de Saúde e Metodologias e Ferramentas da Qualidade                        

09.  Avaliação por Equipamento: Videofluoroscopia da deglutição, avalição e terapia à beira leito                                        

10.  Eletroestimulação Funcional Transcutânea na Reabilitação das Disfagias                                                                                          

11.  Reabilitação Disfágica com a Utilização de Bandagem                     

12.  Farmacologia Aplicada a Fonoaudiologia

13.  Metodologia da Pesquisa Científica

14.  Gestão Hospitalar                                                                                  

15.  Biossegurança

16.  Protocolos de Risco ao Paciente Crítico: Isolamento e gerenciamento dos cuidados paliativos                                             

17.  Gerenciamento de projetos em saúde                                                 

 * Fica reservado a UNEPOS alterações na matriz sem aviso prévio

 

Docentes

 

Professor Alysson Ribeiro das Neves

Titulação: Especialista

Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações pela PUC/MG,  MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV Coordenador de PMO/Programas na Vert. Diretor adjunto de PMO no PMI-DF. Professor de graduação em Faculdades do DF. Consultor e palestrante em gestão (empresarial, operações, projetos e processos). 

 

Professora Andreza Carla Maria da Silva Mansur

Titulação: Especialista

Graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Planalto Central do Distrito Federal-UNIPLAN. É especialista em Disfagia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO. Ministrou módulos no Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada CEAFI Pós-Graduação. Trabalha no Hospital da Criança de Brasília José Alencar. É professora adjunta da graduação de Fonoaudiologia do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN.

 

Professora Carla Marcela da Silva Faedda

Titulação: Mestra

Fonoaudióloga formada pela Universidade Estácio de Sá-RJ. Cursou mestrado em Ciências da Educação com bolsa e certificação (UJaén -ES) ; é Pós-graduada em Psicopedagogia clínica e institucional; Especialista em Fonoaudiologia educacional pelo CFFA; Neuropsicologia (UCAM-RJ). Professora do curso de Fonoaudiologia da UNIPLAN-DF. Idealizadora da NeuroLive Educação e Neurociências. Com longa experiência clínica como fonoaudióloga e psicopedagoga em consultório particular. Trabalha como coordenadora pedagógica e docente de cursos de Pós-graduação nas áreas de Neurociências, Neuropsicopedagogia e Fonoaudiologia. Ministrante de cursos em todo Brasil e no exterior. Dentre os trabalhos publicados, estão um livro pela editora Revinter, e capítulos em livros como colaboradora. Ministrou disciplinas nos cursos de especialização em Neuroeducação(CEFAC) coordenadora de metodologia de pesquisa(FONOHOSP/INCISA_IMAM) nas áreas de Fonoaudiologia e neuropsicopedagogia para instituições de ensino CEFAC e FONOHOSP- INCISA/IMAM (todo Brasil). Áreas de concentração e pesquisa:Neurociências da aprendizagem, Neuropsicologia, Funções executivas cerebrais,Transtornos neurobiológicos, Neurofeedback e Biofeedback, Neuropedagogia e Fonoaudiologia.

 

Professora Caroline Rondina

Titulação: Especialista

Possui mestrado em Ciências da Reabilitação - Comunicação Humana pela Faculdade de Medicina / Dep. de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Ter. Ocupacional (2008). Atualmente é professor - do CEFAC Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica, primeiro tenente do Hospital Militar da Área de Brasília e fonoaudióloga do Instituto Hospital de Base. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação audiológica, abr, neuropatia auditiva, potenciais evocados auditivos e perda auditiva, disfagia e reabilitação em pacientes neuromusculares

 

Professora Daniela Malta

Titulação: Mestra

Possui graduação em Fonoaudiologia, mestrado em Ciências da Linguagem, Doutoranda em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB), Mestrado com distinção em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2007), especialista em Voz (2007)/ Disfagia (2017) pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e Motricidade Oral (1997) . Atualmente é preceptora do Curso de Fonoaudiologia da FCE/UnB e Fonoaudióloga do Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB). Atua nas áreas de Voz, Motricidade Orofacial e Disfagia.

 

 Professor: Danilo Mantovani

Titulação: Mestre

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo - Campus Bauru (2005). Atualmente é presidente da Associação dos Profissionais Fonoaudiólogos do Distrito Federal, responsável técnico - Brasilmed Auditori Médica & Serviços, fonoaudiólogo - FOCO - Fonoaudiologia Corporativa e sócio gerente - FOCO - Fonoaudiologia Corporativa. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, audiologia, voz, educação à distância e fonoaudiologia ocupacional. 

 

Professora Jose Soares

Titulação: Doutor

Doutorado em Patologia Molecular pelo Instituto de Medicina da Universidade de Brasília - UnB (2005). Mestrado em Biologia molecular pela Universidade de Brasília - UnB (2000). Especialista em Saúde Pública e Epidemiológica pela UNAERP-SP (1998). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1997, 2002). Experiência como Coordenador de Pós Graduações nos cursos: Farmacologia Clínica e Hospitalar, Análises Clínicas, Engenharia Diagnóstica e Saúde Pública. Consultor em doenças infecto-contagiosas. Pesquisador, Membro dos NDEs e Professor Titular nos Cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição e Farmácia do Centro Universitário do Planalto Central - UNIPLAN (DF), Ex-Professor Titular do curso de Medicina e Farmácia, Membro da Comissão do NDE e Presidente da Comissão de Avaliação do Curso de Medicina das Faculdades Integradas do Planalto Central - FACIPLAC (DF). Ex-Professor do Centro Universitário Euro Americano - Unieuro (DF), nos Cursos de Pós-graduações e Graduações em diversas áreas da Saúde. Professor e Membro da Comissão Pedagógica e NDE dos Cursos de Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia da Facesa-GO. Tem vasta experiência em Análises Clínicas, nas áreas de Microbiologia Clínica, Parasitologia Clínica, Micologia Clínica, Imunologia Clínica, Hematologia, Hematoterapias, Interpretação diagnóstico, Patologia e Fisiopatologia. Como Pesquisador atua no isolamento e experimentos in vivo e in vitro de extratos vegetais e princípios ativos com atividade cicatrizante, antimicrobiana e anti-tumoral de interesse médico.

 

Professora Karen Maria de Paula

Titulação: Mestra

Fonoaudióloga pela PUC Minas. Especialista em Voz pelo CFFa. Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG. Doutoranda em Ciências da Saúde pela UNB. Docente no curso de Fonoaudiologia no Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - Uniplan. Atuação nas áreas de: Voz profissional; linguística e Performance Comunicativa. Atendimento clínico, supervisões, docência e palestras nas áreas supracitada.

 

Professora: Kelly Rodrigues Barreto

Titulação: Doutora

Possui Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Rio Preto (2002) (Licenciatura), Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia pela Universidade Católica de Brasília (2010), e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2014). Tem experiência na área de Biologia Molecular, com ênfase nas áreas de clonagem gênica, expressão de proteínas em diferentes sistemas de expressão, purificação de proteínas recombinantes, seleção de genes a partir de base de dados, virologia vegetal. Foi Pesquisadora Visitante Especial (PVE) e aluna de pós-doutorado no Departamento de Biologia Celular, Universidade de Brasília (UnB) (2014-2015), com ênfase em Virologia Vegetal. Foi colaboradora e pós-doutoranda na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Agroenergia (2015-2016). Foi consultora pós-doutora em Biologia Molecular e Biotecnologia na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Agroenergia (2016-2019). Atualmente é professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal

 

Professora Lara Suzane Weber

Titulação: Especialista

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em 2011. Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Criança com Transversalidade em Violência e Vulnerabilidades. Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) de Porto Alegre/RS e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Turma 2014-2016. Fonoaudióloga na Rede Ímpar Maternidade Brasília em Brasília - DF, atuando na área de disfagia neonatal e apoio ao aleitamento materno.

 

Professora Luciana França Ribeiro

Titulação: Mestra

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Euro-Americano (2011), Especialista em Fisioterapia intensiva pediátrica e neonatal, COFFITO (2015),  Fisioterapia Pediátrica e Neonatal da UTI à reabilitação neurológica pelo CEAFI/PUC-GO (2014) e Mestre em Gerontologia - Universidade Católica de Brasília (2018). Professora do curso de fisioterapia - UNIPLAN/DF e do curso de especialização em pediatria e neonatologia - CEAFI/PUG-GO. Atuando principalmente nas seguintes áreas: Terapia intensiva neonatal, ambulatorial adulto e pediátrica, geriatria. Tem experiência na área de Fisioterapia Ortopédica, estimulação precoce, home care, hidroterapia, auriculoterapia e Drenagem linfática.

 

Professora Lunalva Sallet

Titulação: Doutora

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (2002), mestrado em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia (2006) e doutorado em Ciências Biológicas-Biologia Molecular da UnB (2013). Pós doutorado -(2014)  Pesquisador- colaborador  da Embrapa Agroenergia (2017). Professor adjunto do UNIPLAN. Trabalha principalmente com os áreas:  biologia molecular, saúde pública, patologia, fisiologia, anatomia, bioquímica, doenças neurodegenerativas, neonatologia, disfagia pediátrica e adulto e ação dos fármacos.

 

Professor Ricardo Almeida

Titulação: Doutor

Licenciatura Plena em Pedagogia pela IESA. Possui graduação em Bacharel em Teologia - Seminário Presbiteriano do Sul Campinas SP (1985) e FACETEN/ MEC (2005), Licenciatura em Letras Português Inglês MULTIEDUCATIVA (em andamento). Mestrado em Ciências da Religião pela PUC Goiás (2003). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás- UFG. Pesquisador do CNPq. Diretor Pedagógico da UNEPOS; Professor convidado do programa stricto sensu de mestrado e doutorado em Educação da UNICEN – Universidad del Centro de la Província de Buenos Aires - Argentina; professor titular do UNIPLAN do curso de licenciatura em Letras Português Inglês; foi Assessor Pedagógico da Editora EDEBÊ Brasil. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Pedagogia, Letras, Língua Inglesa, Língua Latina, Hebraico e Grego Clássicos, Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Cultura, Teologia, Filosofia, Antropologia, Religião, Sociologia, Filosofia da Educação, Memória, Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Personalismo e Fenomenologia.

 

Professora Yole Cristina

Titulação: Mestre

Graduada em Fonoaudiologia, mestre em Fonoaudiologia e clínica fonoaudiológica, especialista em voz. Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia do UNIPLAN, coordenadora do setor de fonoaudiologia dos Hospitais Albert Sabin e DF e Anna Nery - DF. Àreas de pesquisas: Disfagia adulto e pediátrica, neonatologia, ação dos fármacos, doenças neurodenerativas. Possui experiência fonaudiológica nas seguintes áreas: fonoaudiologia clínica e intensiva, disfagia, ventilação mecânica, home care.

 

   * Fica reservado a UNEPOS alterações no quadro de docentes sem aviso prévio.

 

Coordenação do Curso

 

Professora Yole Cristina

Titulação: Mestre

Graduada em Fonoaudiologia, mestre em Fonoaudiologia e clínica fonoaudiológica, especialista em voz. Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia do UNIPLAN, coordenadora do setor de fonoaudiologia dos Hospitais Albert Sabin e DF e Anna Nery - DF. Àreas de pesquisas: Disfagia adulto e pediátrica, neonatologia, ação dos fármacos, doenças neurodenerativas. Possui experiência fonaudiológica nas seguintes áreas: fonoaudiologia clínica e intensiva, disfagia, ventilação mecânica, home care.

Professora Lunalva Sallet

Titulação: Doutora

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (2002), mestrado em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia (2006) e doutorado em Ciências Biológicas-Biologia Molecular da UnB (2013). Pós doutorado -(2014)  Pesquisador- colaborador  da Embrapa Agroenergia (2017). Professor adjunto do UNIPLAN. Trabalha principalmente com os áreas:  biologia molecular, saúde pública, patologia, fisiologia, anatomia, bioquímica, doenças neurodegenerativas, neonatologia, disfagia pediátrica e adulto e ação dos fármacos.

.

 

 Investimento

   Inscrições

até 20/10/2019

   Matrícula:

até  20/10/2019

 À vista R$ 180,00 (dinheiro, cheque, TEV ou DOC)

A prazo R$ R$ 210,00 em até 3 parcelas fixas de R$ 70,00 no cartão de crédito.

 

 Valor da Mensalidade 20 x R$ 499,00*

  

*Desconto Pontualidade de 30

 

          20 x R$349,30 

 

- Matrículas efetivadas até 20/10/2019.

- Desconto de 5% comulativo para instituições parceiras ou convênio.

- Após dia 20/10/2019 desconto pontualidade de 20%

Valores estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Marcações
Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.
Perguntas e Dúvidas
Ainda não tem perguntas.

PORQUE ESTUDAR CONOSCO?

Nossos profissionais são qualificados e experientes no ensino, todos nossos professores trabalham com dinamismo afim de que as aulas se tornem produtivas, interessantes e agradáveis.
 
EXCELÊNCIA NO ENSINO

Escola renomada em cursos de pós graduação no DF

 
APRENDIZADO DINÂMICO

Aulas animadas, chamam atenção e melhoram o desempenho de aprendizagem

 
CORPO DOCENTE

Professores altamente qualificados em sala de aula.

 
PORTAL DO ALUNO

Método exclusivo que permite a interação do aluno com professor via acesso web.

Loading...