Ensinagem e Métodos Educacionais - Turma (2/2019)

Ensinagem e Métodos Educacionais - Turma (2/2019)


O procedimento ensino-apreendizagem se instaura na correlação de saberes, algo compartilhado, desprendido e não dominador. Apesar das diretrizes propostas pelo professor, e devem ser feitas assim, o conhecer é mais do que somente “decorar” os elementos propostos, antes de tudo é descobrir a essência do que se é apresentado, é fazer-se conhecedor, é ser descobridor! Ensinagem é ativa, compreendente e apreendente.


 INÍCIO PREVISTO PARA NOVEMBRO/2019



Aulas em 1 (um) Final de semada por mês;



Corpo Docente altamente capacitado;



Salas de Aula de alto padrão;



Cursos reconhecidos e autorizados pelo MEC.


  • Disponibilidade Efetivo
  • Código EME22019
Descrição
Objetivos do Curso

Oferecer ao pós-graduando subsídios para atuar no campo de ensino-aprendizagem desenvolvendo estratégias desde a educação infantil até ao ensino superior. Capacitar o aluno para a compreensão do aspecto reflexivo e disruptivo da ensinagem em todas as etapas da educação.

 

Público-Alvo

O curso destina-se a Portador de diploma de Nível Superior reconhecido pelo MEC, que tenham interesse na área de ensino-aprendizagem e ensinagem aplicada aos diversos segmentos da Educação.

Metodologia do Curso

Aulas mensais em 1 (um) final de semana (sábado e domingo) na forma 100% presencial, com intuito de propiciar àqueles que possuem um cotidiano sobrecarregado e não conseguem frequentar cursos durante a semana a oportunidade de se qualificarem.

  

Composição do curso:

- Turma de no mínimo 20 alunos;

- Turma de no máximo de 28 alunos;

- Duração 20 meses;

- Carga horária Total de 480 horas;

- 17 Módulos (18 horas);

- Estudos Dirigidos I; II; III  (102 horas);

- Elaboração, apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. (72 horas).

É reservado a UNEPOS o direito de modificar a data de início do Curso ou de suspendê-lo, caso não seja alcançado o número mínimo de alunos necessários para a formação da turma, devido a não cobertura dos custos envolvidos.  A UNEPOS garante ao aluno (a), a devolução das quantias pagas. A UNEPOS poderá efetuar melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, tais como mudanças nas ementas e matriz curricular, desde que tais alterações não acrescentem ônus adicional para o discente e glosa da carga horária total.

 

Dias e horários dos módulos

- Sábado das 8h às 13h (matutino);
- Sábado das 14h às 19h (vespertino);
- Domingo das 8h às 13h (matutino);
- Intervalo de 15 minutos.

   

Exigências para certificação de especialista

- Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária em cada módulo;
- Nota final igual ou superior a 7,0 (sete) – MM em cada módulo;
- Aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Artigo científico.

 

Matriz Curricular

                                          

01.  Conceito de Ensinagem

02.  Ensinar e Aprender

03.  Aprender e Apreender

04.  Ludicidade e Ensinagem

05.  Espaço Educacional: a não sala de aula

06.  Educação Integrativa

07.  Operações do pensamento

08.  Inteligências: integratividade educante-educando

09.  Ensinagem, cultura e processos educacionais

10.  Ensinagem da Educação Infantil

11.  Ensinagem no Ensino Básico (Fundamental, Anos Iniciais e Médio)

12.  Ensinagem no Ensino Superior

13.  Organização curricular a partir da Ensinagem

14.  Planos de ensino e processos de apreendizagem 

15.  Educação ecossistêmica

16.  TBL:  da ação individual a compartilhada 

17.  Metodologia da Pesquisa Científica

                   

 * Fica reservado a UNEPOS alterações na matriz sem aviso prévio

 

Docentes

 

Professora Carla Guimarães

Titulação: Mestra

Licenciada em Letras e Mestra em Literatura, pela Universidade de Brasília - UnB e, pela mesma Universidade, integra os Grupos de Pesquisa de Literatura, Educação e Dramaturgias Contemporâneas e o Grupo Literatura, Feminismos e Revolução ambos da Universidade de Brasília. Atualmente atua como pesquisadora na área de pesquisa em educação e formação de professores em parceria com a Université de Nantes, na França.

 

Professora Graciane Celestino

Titulação: Mestra

Possui dupla habilitação em Letras - Português / Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE pela Universidade de Brasília (2015). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília, UnB, 2016 Editora da revista Água Viva, Qualis B2. Colaboradora no Brasil da revista digital Amerika da Université Rennes 2, Haute Bretagne, França. Parecerista ad hoc das revistas Água Viva e FORPROLL - UFVJM. Professora das disciplinas de Língua Portuguesa e PD1 - Leitura, Produção e interpretação de Textos em escola de educação básica que atende jovens das séries finais do ensino fundamental - Secretaria de Educação de Santo Antônio do Descoberto - GO. Professora Adjunta III, de Língua e Literatura de expressão Portuguesa e Inglesa no Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, UNIPLAN, atualmente é professora de Literatura Brasileira: Poesia, Literatura Portuguesa: Poesia, Gêneros Textuais e Português Instrumental Jurídico nos cursos de Letras e Direito do UNIPLAN. Coordenadora do projeto de extensão, orientadora de Iniciação científica. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna Inglês, ensino de literatura e formas de educação literária, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, narrativas do imaginário, literatura, leitor e leitura, engajamento literário, expressões de poder na leitura e formas de educação literária.

 

 Professor Juarez Moreira da Silva Filho

Titulação: Doutor

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (1993). Especialista em Teorias Crítica e Educação (UNIMEP). Especialista em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologias Educacionais (UCB). Mestre em Educação na área de concentração em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) (1998). Doutor em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2018). Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) desde 2007. Tem experiência na área de Educação e Formação Continuada de professores. Atua principalmente nos seguintes temas: Didática, planejamento, Avaliação (Formação e Prática Docente), Metodologia Inovadoras do Ensino, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Teorias e Fundamentos do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Metodologia da Pesquisa Científica.

 

 Professora Juliana Crespo Lopes

Titulação: Mestra

Formada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade de Brasília. Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Foi professora substituta da área de Psicologia de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e orientadora de monografias do curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural (UnB/MEC/SECADI). Tem aprofundado seu conhecimento prático e teórico sobre Formação de Professores, Práticas Pedagógicas Inovadoras, Educação e Direitos Humanos e Educação Inclusiva.

 

Professora Lóide de Melo

Titulação: Doutora

Possui graduação em Ciência com Habilitação em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (1985), graduação em Teologia - Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Denoel Nicodemos Eller (1993), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora - Seminário Presbiteriano de Brasília na área de Novo Testamento e especialista em financiamento e execução de - Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Física Matemática; Língua Grega, atuando principalmente nos seguintes temas: nome próprio, duplo, literatura, cidadania e poesia visual.

 

Professora Mircéa Cândida Ferreira

Titulação: Especialista Mestra

Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade de Brasília (2011) e graduação em Letras pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação. Tem experiência com Ensino Fundamental e Médio e correção de redação de larga escala. Mestranda em Educação Profissional, pela Universidade de Brasília. Pós-graduação Lato Sensu em Gramática e Produção de Textos (CENEB) e em Neuropsicopedagogia (FCE).

 

Professor Moacir Natércio Ferreira Jr

Titulação: Doutor

Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa/Literatura pela Universidade de Brasília (2004); Professor de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Pós-graduação - Especialização em Literatura Brasileira - pela Universidade de Brasília (2006). Mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (2011). Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (2016). Já exerceu atividades de ensino em Pós-Graduação nas áreas de Teoria a Análise Gramatical, Ensino de Literatura e Psicopedagogia.

 

Professor Rafael Campolino

Titulação: Mestre

Possui graduação em Administração de Empresas, Graduação e em Pedagogia. Pós-graduação em Gestão de Pessoas e Competências, Pós-graduação em Gestão Pública, Pós-graduação Gestão de Empresas e Pós-graduação em Ciências Políticas com ênfase em Políticas Públicas, Mestre em Educação pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)/ Título reconhecido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2017. Coordenador de Educação a Distância (EaD) na Faculdade Anhanguera de Valparaíso de Goiás (Kroton Educacional) e Docente na mesma instituição. Especialista em Recursos Humanos no Departamento-Geral do Pessoal do Exército Brasileiro. É consultor para às áreas de Educação, Treinamento e Desenvolvimento (ETD) Organizacional.

 

 Professor Ricardo Almeida

Titulação: Doutor

Licenciatura Plena em Pedagogia pela IESA. Possui graduação em Bacharel em Teologia - Seminário Presbiteriano do Sul Campinas SP (1985) e FACETEN/ MEC (2005), Licenciatura em Letras Português Inglês MULTIEDUCATIVA (em andamento). Mestrado em Ciências da Religião pela PUC Goiás (2003). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás- UFG. Pesquisador do CNPq. Diretor Pedagógico da UNEPOS; Professor convidado do programa stricto sensu de mestrado e doutorado em Educação da UNICEN – Universidad del Centro de la Província de Buenos Aires - Argentina; professor titular do UNIPLAN do curso de licenciatura em Letras Português Inglês; foi Assessor Pedagógico da Editora EDEBÊ Brasil. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Pedagogia, Letras, Língua Inglesa, Língua Latina, Hebraico e Grego Clássicos, Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Cultura, Teologia, Filosofia, Antropologia, Religião, Sociologia, Filosofia da Educação, Memória, Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Personalismo e Fenomenologia.

 

  * Fica reservado a UNEPOS alterações no quadro de docentes sem aviso prévio.

 

Coordenação do Curso

 

Professor Ricardo Almeida

Titulação: Doutor

Licenciatura Plena em Pedagogia pela IESA. Possui graduação em Bacharel em Teologia - Seminário Presbiteriano do Sul Campinas SP (1985) e FACETEN/ MEC (2005), Licenciatura em Letras Português Inglês MULTIEDUCATIVA (em andamento). Mestrado em Ciências da Religião pela PUC Goiás (2003). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás- UFG. Pesquisador do CNPq. Diretor Pedagógico da UNEPOS; Professor convidado do programa stricto sensu de mestrado e doutorado em Educação da UNICEN – Universidad del Centro de la Província de Buenos Aires - Argentina; professor titular do UNIPLAN do curso de licenciatura em Letras Português Inglês; foi Assessor Pedagógico da Editora EDEBÊ Brasil. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Pedagogia, Letras, Língua Inglesa, Língua Latina, Hebraico e Grego Clássicos, Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Cultura, Teologia, Filosofia, Antropologia, Religião, Sociologia, Filosofia da Educação, Memória, Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Personalismo e Fenomenologia.

.

 

 Investimento

   Inscrições

até 20/10/2019

   Matrícula:

até  20/102019

 À vista R$ 180,00 (dinheiro, cheque, TEV ou DOC)

A prazo R$ R$ 210,00 em até 3 parcelas fixas de R$ 70,00 no cartão de crédito.

 

 Valor da Mensalidade 20 x R$ 499,00*

  

*Desconto Pontualidade de 30

 

          20 x R$349,30 

 

- Matrículas efetivadas até 20/10/2019.

- Desconto de 5% comulativo para instituições parceiras ou convênio.

- Após dia 20/10/2019 desconto pontualidade de 20%

Valores estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Marcações
Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.
Perguntas e Dúvidas
Ainda não tem perguntas.

PORQUE ESTUDAR CONOSCO?

Nossos profissionais são qualificados e experientes no ensino, todos nossos professores trabalham com dinamismo afim de que as aulas se tornem produtivas, interessantes e agradáveis.
 
EXCELÊNCIA NO ENSINO

Escola renomada em cursos de pós graduação no DF

 
APRENDIZADO DINÂMICO

Aulas animadas, chamam atenção e melhoram o desempenho de aprendizagem

 
CORPO DOCENTE

Professores altamente qualificados em sala de aula.

 
PORTAL DO ALUNO

Método exclusivo que permite a interação do aluno com professor via acesso web.

Loading...