Especialização em Métodos de Resolução de Conflitos (2/2019)

Especialização em Métodos de Resolução de Conflitos (2/2019)


Após a alteração do Código de Processo Civil o enfoque geral sobre o conflito em sociedade sofreu profundas alterações. De modo que a visão contemporânea sobre o conflito e suas múltiplas abordagens de administração e resolução, no Brasil e no mundo, necessitam ser reanalisadas em todas as áreas profissionais, tendo em vista ser o conflito inerente ás relações humanas. Portanto, torna-se imprescindível a compreensão e a prática dos métodos adequados de resolução de conflitos para fins de qualificação e manutenção das relações sociais e laborais


 


INÍCIO PREVISTO PARA SETEMBRO/2019



Aulas em 1 (um) Final de semada por mês;



Corpo Docente altamente capacitado;



Salas de Aula de alto padrão;



Cursos reconhecidos e autorizados pelo MEC.


  • Disponibilidade Efetivo
  • Código MERC01
Descrição
Objetivos do Curso

O curso tem como principal enfoque a capacitação de profissionais para o desempenho técnico de negociação, conciliação, mediação e arbitragem, para que se utilizem de forma adequada das técnicas pertinentes a cada instituto, bem como desenvolvam importantes habilidades interdisciplinares. A visão contemporânea sobre o conflito e suas múltiplas abordagens de administração e resolução, fornecerão ao participante o seu desenvolvimento profissional, especialmente tornando-os aptos a orientar o processo decisório do método adequado de resolução de conflitos, além de efetivamente dar continuidade ao processo, conforme as competências da sua área de atuação.

 

Público-Alvo

Portador de diploma de Nível Superior reconhecido pelo MEC em todas as áreas do conhecimento, que exercem ou visam desempenhar atividades voltadas de forma direta ou indireta, com a mediação de conflitos e arbitragem.

 

Metodologia do Curso

Aulas mensais em 1 (um) final de semana (sábado e domingo) na forma 100% presencial, com intuito de propiciar àqueles que possuem um cotidiano sobrecarregado e não conseguem frequentar cursos durante a semana a oportunidade de se qualificarem.

  

Composição do curso:

- Turma de no mínimo 20 alunos;

- Turma de no máximo de 28 alunos;

- Duração 20 meses;

- Carga horária Total de 530 horas;

- 17 Módulos (18 horas);

- Estudos Dirigidos I; II; III  (102 horas);

- Elaboração, apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. (72 horas).

- Estágio (50 horas) - Convênio Técnico Acadêmico RIEX DF /Escola da Denfensoria Pública DF / Procon DF / CENMA DF.

É reservado a UNEPOS o direito de modificar a data de início do Curso ou de suspendê-lo, caso não seja alcançado o número mínimo de alunos necessários para a formação da turma, devido a não cobertura dos custos envolvidos.  A UNEPOS garante ao aluno (a), a devolução das quantias pagas. A UNEPOS poderá efetuar melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, tais como mudanças nas ementas e matriz curricular, desde que tais alterações não acrescentem ônus adicional para o discente e glosa da carga horária total.

 

Dias e horários dos módulos

- Sábado das 8h às 13h (matutino);
- Sábado das 14h às 19h (vespertino);
- Domingo das 8h às 13h (matutino);
- Intervalo de 15 minutos.

   

Exigências para certificação de especialista

- Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária em cada módulo;
- Nota final igual ou superior a 7,0 (sete) – MM em cada módulo;
- Aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Artigo científico.

 

Matriz Curricular

1.    Autocomposição Judicial no Brasil. Meios Autocompositivos de Conflito no Setor Público 

2.  Teoria Geral do Conflito e a comunicação. Formas de Administração e Resolução de Conflitos

3.  Negociação: Teoria e Prática Simulada

4.  Conciliação: Teoria e Prática Simulada

5.  Teoria da Mediação judicial e extrajudicial

6.  Mediação Empresarial  

7.  Mediação de Família  

8.  Costelação Familiar

9.  Mediação Escolar e Comunitária

10.  Mediação Internacional

11.  Mediação Trabalhista

12.Justiça Restaurativa 

13. Arbitragem  

14. Práticas Contemporâneas: Habilidades do Gestor estratégico de conflitos

15. Advocacia: Práticas Colaborativas para resolução de conflitos

16. Prática da Mediação extrajudicial

17. Metodologia da Pesquisa

 

 

Docentes

 

Professora: Camila Maiara

Titulação: Especialista

Advogada, Negociadora, Mediadora Extrajudicial. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014). Especialista em Direito Processual Civil (2016), Direito Civil e Empresarial (2019) pela Faculdade Damásio de Jesus. Foi membro da Comissão da Advocacia Jovem da OAB/GO (2014/2015) e da Comissão Especial de Mediação da OAB/DF (2018). Participou como membro da Câmara técnica da Cidadania – CODESE/DF no ano de 2017. Participa como membro da Câmara Técnica de Cultura de Paz e Não Judicialização – CODESE/DF (2017/2019). Participa como membro do Conselho da Mulher Empresária do Distrito Federal (2018/2019). É Vice-presidente da Subcomissão de Mediação da OAB/DF (2019/2021); Vice Diretora da Diretoria Jurídica do FORTIFICA do Distrito Federal; Diretora Geral do Centro de Excelência em Negociação, Mediação e Arbitragem – CENMA; Diretora da Coordenação de Projetos e Presidente da Comissão de Mediação da Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal; Instrutora e Supervisora do Curso de Mediação Extrajudicial e Interdisciplinar da RIEX-DF (curso Teórico e Prático) e Palestrante. Atua também na elaboração e supervisão de projetos governamentais e acordos de cooperação técnica.

 

Professora: Fabíola Orlando

Titulação: Especialista

Advogada, Negociadora, Mediadora; Formada pela Universidade de Brasília-UNB; Pós-Graduada em Direito Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Cândido Mendes/RJ; Especializada em Direito de Família e Sucessões pela Universidade Cândido Mendes/RJ; Especialista em Violência Doméstica e Crianças abusadas pela Universidade de Connecticut – CT & International Women Center – EUA; Especializada em Arbitragem Internacional; Especializada em Negociação Internacional; Consultora em Violência Doméstica-Danbury-CT; Presidente da Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal – RIEX/DF; Presidente do Centro de Excelência em Negociação, Mediação e Arbitragem - CENMA; Diretora de Mediação do Centro Internacional de Arbitragem e Mediação; Membro da Associação E-Justicia-Latinoamerica; Membro da Escola Judicial da América Latina; Coordenadora de Captação do Hospital de Amor no Distrito Federal; Obteve a maior pontuação na análise das qualificações profissionais do Edital 04 (ENUD) – Mediação Ministério da Justiça e Cidadania.

 

Professor Fabrício Jonathas

Titulação: Mestre

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Brasília, Especialização em Docência com ênfase em Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia de Palmas (2011), Mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília (2014). Atualmente advoga nas áreas do Direito Público, Direito Previdenciário, Direito do Trabalho, Direito Tributário, Direito administrativo e Direito Internacional. Professor Universitário no curso de Direito da Universidade Católica de Brasília e Professor de Cursos Preparatórios para concursos públicos, Coordenador da Pós-graduação em Direito Tributário (UNEPOS).

 

 Professor Gildo Alves de Carvalho Filho

Titulação: Mestre

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1988), especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (1999), mestrado em Mediação e Negociação pela Universidade de Kurt Bosch, Buenos Aires (2013). Atualmente é Juiz de Direito - Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, e Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família no Amazonas. Tem experiência na área jurídica, com ênfase em Direito de Família, atuando principalmente nos seguintes temas: conciliação e mediação de conflitos de família.

 

Professora Jussara Orlando

Titulação: Especialista

Psicóloga. Especialista em psicologia clínica e psicomotricidade. Psicanalista. Especialista em Psicanálise pela Universidade de Brasília. Sociopsicomotricista Ramais Thiers. Psicodramatista. Terapeuta de casais e famílias. Supervisora Ramain Thiers e Mediadora Familiar.

 

Professora Kalline Ferreira

Titulação: Doutora

Advogada da União, doutora em direito administrativo pela Université Montesquieu Bordeaux IV, mestre em direito público pela Universidade Federal da Bahia, professora adjunta de direito administrativo da UFBA. Coordenadora Geral da Câmara de Conciliação da Administração Federal.

 

Professora: Leila Duarte Lima

Titulação: Especialista

Mediadora de conflitos, desde 2002, com experiência na área cível, família e justiça restaurativa. Assessora da Procuradoria-Geral do MPDFT para assuntos de Autocomposição. Coordenadora Administrativa do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC do Tribunal de Justiça do Distrito Federal de 2014 a 2016. Docente na àrea de Negociação, Conciliação e Mediação de Conflitos em cursos de Direito. Instrutora do Curso de Formação de Instrutores de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça. Experiência em cursos de negociação e mediação de conflitos no TJDFT, MPDFT, MPMG, MPPA, AGU, PUC-Ribeirão Preto, Escola Nacional da Magistratura. Supervisora e Tutora de cursos de mediação à distância promovidos pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação-ENAM-Ministério da Justiça e executados pelo Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília - CEAD-UnB e pela Escola Superior do Ministério Público da União -ESMPU, Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1998), Pós-Graduada "Ordem Jurídica e Ministério Público" pela Fundação Escola Superior do MPDFT e em Direito Processual Civil pela Faculdade Gama Filho. Master em Resolução de Conflitos e Mediação (Funiber).

  

Professora Leiliane Rodrigues

Titulação: Mestra

Advogada e consultora em Direito Internacional e consultora em Mediação e Arbitragem Internacional. Com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil na Seccional do Distrito Federal, e no Conselho Nacional de Justiça como mediadora e conciliadora, foi colaboradora junto a Defensoria Pública do DF. Mestra em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB), especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil e Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) (processo seletivo classificatório e bolsa institucional avaliada por menção), especialista em Docência no Ensino Superior. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Brasília (bolsa institucional, mediante análise semestral de menção). Docente em cursos de Pós-Graduação e Graduação na área do Direito e da Educação à Distância (EAD) em diversas Instituições de Ensino Superior e cursos preparatórios para concursos e Exame de Ordem no Distrito Federal. Pesquisadora na área do Direito Internacional e Direito Internacional dos Direitos Humanos. Membro do corpo editorial da Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília e da Revista de Direito Internacional Econômico e Tributário da Universidade Católica de Brasília. Autora de livros e artigos na área do Direito.

 

Professora Luciana Yuki Gugishita Sorrentino

Titulação: Mestre

Juíza de Direito do TJDFT desde 2009, atua como Assistente da Segunda Vice-Presidência do TJDFT e é coordenadora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação. Formadora de magistrados certificada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM. Tem especial interesse na área de Políticas Públicas de Tratamento Adequado de Conflitos, mediação, conciliação e humanização do acesso à justiça. Mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, cuja pesquisa é voltada à análise comparativa entre os benefícios da conciliação e do processo tradicional.

 

Professor Luciano Loiola da Silva

Titulação: Doutor

É Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, Mestre em Ciências Jurídico-políticas e Especialista em Sociologia e em Direito Administrativo pela mesma Universidade, Especialista em Segurança Pública e Cidadania pela Universidade de Brasília, Especialista em Direito Público pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Gestão Estratégica em Segurança Pública pelo Instituto Superior de Ciências Policiais (CAE-PMDF), Especialista em Gestão em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Brasília (CAO-PMDF), Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília e em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Brasília (CFO-PMDF). É Pró-reitor de Gestão Acadêmica e professor do Instituto Superior de Ciências Policiais. Atua como membro do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre Polícia e Segurança Pública (CIEP/ISCP/PMDF) e do conselho editorial da Revista Ciência e Polícia. Atua ainda como membro efetivo do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (CEOS.PP) - Portugal. É integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação. Também exerce a função de avaliador ad hoc da Revista Brasileira de Ciências Policiais - Polícia Federal, Revista Brasileira de Segurança Pública - FBSP e da Revista do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCRIM. É membro da Comissão de Métodos Alternativos de Solução de Conflitos da OAB-DF, Coordenador de Justiça Restaurativa da Associação de Mediadores e Árbitros do Distrito Federal e Diretor de Estudos em Justiça Restaurativa da Rede Internacional de Excelência Jurídica (RIEX/DF). É Oficial Superior da Polícia Militar do Distrito Federal. Possui interesse acadêmico nas seguintes áreas: Direito Administrativo, Ciências Policiais, Criminologia, Segurança Pública, Justiça Restaurativa e Gestão do Ensino Superior.

  

Professora Renata Malta Vilas-Bôas

Titulação: Mestre

Advogada inscrita na OAB/DF sob o número 11.695. Sócia-fundadora do escritório Vilas-Bôas & Spencer Bruno Advocacia e Assessoria Jurídica.Professora universitária. Professora na ESA OAB/DF; Mestre em Direito pela UPFE, Conselheira Consultiva da ALACH – Academia Latino-Americana de Ciências Humanas; Acadêmica Imortal da ALACH – Academia Latino-Americana de Ciências Humanas; Integrante da Rete Internazionale di Eccelenza Legale como conselheira internacional. Diretora de Comunicação da Rede internacional de Excelência Jurídica - RIEXDF e Presidente de comissão de Família da RIEXDF;  Colaboradora da Rádio Justiça; Ex-presidente da Comissão de Direito das Famílias da Associação Brasileira de Advogados – ABA; Presidente da Comissão Acadêmica do IBDFAM/DF – Instituto Brasileiro de Direito das Familias – seção Distrito Federal; Autora de diversas obras jurídicas. Articulista do Jornal Estado de Direito. Embaixatriz da Aliança das Mulheres que Amam Brasília. Embaixadora do Laço Branco (2019/2020), na área jurídica.

 

 Professor Ricardo Almeida

Titulação: Doutor

Possui graduação de Bacharel em Teologia – Seminário Presbiteriano do Sul Campinas SP (1985) e FACETEN/ MEC (2005), Licenciatura Plena em Pedagogia pela IESA, Especialização em Linguística Aplicada pela UNICAMP, Mestrado em Ciências da Religião pela PUC Goiás, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás- UFG. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Pedagogia, Letras, Língua Inglesa, Língua Latina, Hebraico e Grego Clássicos, Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Cultura, Teologia, Filosofia, Antropologia, Religião, Sociologia, Filosofia da Educação, Memória, Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Personalismo e Fenomenologia. Pesquisador do CNPq. Diretor Pedagógico da UNEPOS,  orientador de Mestrado em Educação UNICEN – Argentina e de doutorado em Teologia Intercultural no PRODOLA – Costa Rica.

 

Professora Rosana Mello

Titulação: Mestre

Psicóloga (mestre, bacharel e licenciada), terapeuta financeira, Advogada (OAB/DF 45.182), Sistêmica especializada em Direito das Famílias e Sucessões, Mediadora de Conflitos e Consteladora Familiar Sistêmica.

 

Professor Silvio e Jesus Pereira

Titulação: Especialista

Advogado, palestrante, professor, Pós-graduado em Direito Administrativo pela UNB, Doutorando pela Universidade de Buenos Aires - AR. Conselheiro da OAB-DF, Presidente da Comissão de Métodos Alternativos de Solução de Conflitos; Conselheiro da Associação de Mediação e Arbitragem - AMAR/DF, Consultor Jurídico da Câmara de Arbitragem do Distrito Federal, Presidente Executivo do Centro Internacional de Mediação e Arbitragem - CIAM; membro-conselheiro da Academia Latino Americana de Ciências Humanas/Área de Direito - ALAC; Diretor de ética da Rede Internacional de Excelência Jurídica - RIEx/DF, Sócio Presidente  da SILVIOPEREIRA & Advogados Associados. Palestras sobre Arbitragem proferidas em diversas Faculdades de Direito de Brasília, em Buenos Aires-AR e em Bogotá-CO. Artigos publicados em sites de Direito, Articulista e organizador do livro “Direito Contemporâneo” e articulista no livro “Temas atuais de Direito Constitucional”. 

 

Professora Stela Maria Cabral Domingos

Titulação: Especialista

Stela Maria Cabral Domingos, Advogada, Conselheira da OABDF, Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OABDF, Diretora da Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal (RIEX/DF), Especialista em Direto Público, Direito Eleitoral, Direito e Organização do Poder Judiciário, Gestão e Orientação Educacional. Pedagoga, Mestranda em Educação.

 

  * Fica reservado a UNEPOS alterações no quadro de docentes sem aviso prévio.

 

Coordenação do Curso

Professora Leiliane Rodrigues

Titulação: Mestra

Advogada e consultora em Direito Internacional e consultora em Mediação e Arbitragem Internacional. Com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil na Seccional do Distrito Federal, e no Conselho Nacional de Justiça como mediadora e conciliadora, foi colaboradora junto a Defensoria Pública do DF. Mestra em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB), especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil e Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) (processo seletivo classificatório e bolsa institucional avaliada por menção), especialista em Docência no Ensino Superior. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Brasília (bolsa institucional, mediante análise semestral de menção). Docente em cursos de Pós-Graduação e Graduação na área do Direito e da Educação à Distância (EAD) em diversas Instituições de Ensino Superior e cursos preparatórios para concursos e Exame de Ordem no Distrito Federal. Pesquisadora na área do Direito Internacional e Direito Internacional dos Direitos Humanos. Membro do corpo editorial da Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília e da Revista de Direito Internacional Econômico e Tributário da Universidade Católica de Brasília. Autora de livros e artigos na área do Direito.

 

Professora: Fabíola Orlando

Titulação: Especialista

Advogada, Negociadora, Mediadora; Formada pela Universidade de Brasília-UNB; Pós-Graduada em Direito Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Cândido Mendes/RJ; Especializada em Direito de Família e Sucessões pela Universidade Cândido Mendes/RJ; Especialista em Violência Doméstica e Crianças abusadas pela Universidade de Connecticut – CT & International Women Center – EUA; Especializada em Arbitragem Internacional; Especializada em Negociação Internacional; Consultora em Violência Doméstica-Danbury-CT; Presidente da Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal – RIEX/DF; Presidente do Centro de Excelência em Negociação, Mediação e Arbitragem - CENMA; Diretora de Mediação do Centro Internacional de Arbitragem e Mediação; Membro da Associação E-Justicia-Latinoamerica; Membro da Escola Judicial da América Latina; Coordenadora de Captação do Hospital de Amor no Distrito Federal; Obteve a maior pontuação na análise das qualificações profissionais do Edital 04 (ENUD) – Mediação Ministério da Justiça e Cidadania.

 

 Investimento

   Inscrições

até 14/09/2019

   Matrícula:

até  14/09/2019

 À vista R$ 180,00 (dinheiro, cheque, TEV ou DOC)

A prazo R$ R$ 210,00 em até 3 parcelas fixas de R$ 70,00 no cartão de crédito.

 

 Valor da Mensalidade 20 x R$ 499,00*

  

*Desconto Pontualidade de 15

 

          20 x R$424,15 

 

- Matrículas efetivadas até 14/09/2019.

- Desconto de 5% comulativo para instituições parceiras ou convênio.

- Após dia 14/09/2019 desconto pontualidade de 10%

Valores estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Marcações
Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.
Perguntas e Dúvidas
Ainda não tem perguntas.

PORQUE ESTUDAR CONOSCO?

Nossos profissionais são qualificados e experientes no ensino, todos nossos professores trabalham com dinamismo afim de que as aulas se tornem produtivas, interessantes e agradáveis.
 
EXCELÊNCIA NO ENSINO

Escola renomada em cursos de pós graduação no DF

 
APRENDIZADO DINÂMICO

Aulas animadas, chamam atenção e melhoram o desempenho de aprendizagem

 
CORPO DOCENTE

Professores altamente qualificados em sala de aula.

 
PORTAL DO ALUNO

Método exclusivo que permite a interação do aluno com professor via acesso web.

Loading...