Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde

Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde


A psicologia é uma ciência da pluralidade de práticas e abordagens. A depender do contexto de trabalho, há um conjunto de competências específicas e exigíveis para que o psicólogo possa desempenhar da melhor forma o seu trabalho.


A inserção do psicólogo é de máxima importância em um contexto de saúde e ambiente hospitalar. Enquanto a atuação da medicina é focada na cura de patologias, a psicologia hospitalar busca a ressignificação do sujeito frente à sua enfermidade construindo junto com ele uma melhora evolutiva psíquica em seu quadro. Por isso, é crucial que o psicólogo esteja capacitado para atender de forma humanizada os pacientes e lidar com as consequências emocionais motivadas por esse processo saúde-doença.   


TURMA CONFIRMADA - Aula Magna dia 23/02/2019


Aulas em 1 (um) Final de semada por mês;



Corpo Docente altamente capacitado;



Salas de Aula de alto padrão;



Cursos reconhecidos e autorizados pelo MEC.


  • Disponibilidade Efetivo
  • Código esppsichosp
Descrição
Objetivos do Curso

A especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde foi desenvolvido com o intuito de desenvolver competência profissional, formada pelo conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, reconhecendo as implicações teóricas e metodológicas para planejar e executar atividades na área.Favorecer o aprofundamento na dimensão psicológica em suas várias concepções acerca da Psicologia da saúde e hospitalar, desde o adoecimento ao contexto clínico do paciente, promover competências para atuar com avaliação diagnóstica, atendimento psicoterapêutico, psicoterapias em grupo, profilaxias, consultorias, atendimento em ambulatórios e psicoeducação.

 

Público-Alvo

O curso destina-se aos Psicólogos ou estudantes do último ano de Psicologia (que possuam outro nível superior), que queiram aprimorar seus conhecimentos para atuar no ambiente hospitalar.

 

Metodologia do Curso

Aulas mensais em 1 (um) final de semana (sábado e domingo) na forma 100% presencial, com intuito de propiciar àqueles que possuem um cotidiano sobrecarregado e não conseguem frequentar cursos durante a semana a oportunidade de se qualificarem.

  

Composição do curso:

- Turma de no mínimo 20 alunos;

- Turma de no máximo de 28 alunos;

- Duração 18 meses;

- Carga horária Total de 420 horas;

- 15 Módulos (18 horas);

- Estudos Dirigidos I; II; III  (70 horas);

- Elaboração, apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. (80 horas).

É reservado a UNEPOS o direito de modificar a data de início do Curso ou de suspendê-lo, caso não seja alcançado o número mínimo de alunos necessários para a formação da turma, devido a não cobertura dos custos envolvidos.  A UNEPOS garante ao aluno (a), a devolução das quantias pagas. A UNEPOS poderá efetuar melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, tais como mudanças nas ementas e matriz curricular, desde que tais alterações não acrescentem ônus adicional para o discente e glosa da carga horária total.

 

Dias e horários dos módulos

- Sábado das 8h às 13h (matutino);
- Sábado das 14h às 19h (vespertino);
- Domingo das 8h às 13h (matutino);
- Intervalo de 15 minutos.

   

Exigências para certificação de especialista

- Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária em cada módulo;
- Nota final igual ou superior a 7,0 (sete) – MM em cada módulo;
- Aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Artigo científico.

 

Matriz Curricular

1.  Introdução à Psicologia da Saúde e Hospitalar

2.  Aspectos Psicológicos do Adoecimento e Psicossomática 

3.  Políticas Públicas de Saúde

4.  Neuropsicologia

5.  Psicopatologia e Psicofarmacologia

6.  Psicologia do Desenvolvimento e Familiar

7.  Avaliação Psicológica Hospitalar 

8.  Avaliações Cirúrgicas Específicas 

9.  Obesidades e Psicologia Bariátrica

10. Intervenções Grupais e Terapêuticas 

11. Psico-oncologia e Cuidados Paliativos  

12. Psicologia e Saúde Mental

13. Saúde Preventiva e Promoção da Saúde 

14. Prontuário e Devolutiva 

15. Metodologia da Pesquisa

 

 

Docentes

 

Professora Adriana Jaime

Titulação: Mestra

Graduada pelo UniCeub, Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela ACCG/INEP, Especialista em Psicologia Transpessoal pela UniBem. Mestre em Ciências da Saúde em Saúde da Mulher pela FEPECS. Foi responsável pela implementação do serviço de Psicologia no ambulatório de coagulopatias no Hemocentro, atuou como psicóloga nos Hospitais de Apoio e Hospital da Criança em Pediatria Oncológica e Cuidados Paliativos. Atualmente é chefe do Núcleo de Psicologia do Hospital Regional de Santa Maria atuando em todas as demandas do hospital, já tendo atuado igualmente no NRAD da mesma região. É psicóloga clínica com atuação em consultório há 13 anos e membro diretor como secretária da Sociedade Brasileiria de Psico-Oncologia nos anos 2015 a 2018 com reeleição atualmente novamente como secretária para os anos 2018 a 2021.

 

Professora Ana Paula Moraes

Titulação: Mestra

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Especialista em Gestão Estratégica nas Organizações Públicas p. Formação em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Psicologia – IBAC. Especialização em Análise Comportamental Clínica . Mestranda em Processos Psicológicos Básicos pela Universidade de Brasília – UNB. Atua como psicóloga, visando contribuir para a promoção de saúde e a melhoria dos contextos de inserção (pesquisa, educação, clínica). Tem experiência na área de Psicologia Clínica Comportamental. Conhecimentos acadêmicos e práticos, assim como atuação em pesquisa em contextos psicossociais, socioeducativos, escolares; com jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. Atualmente trabalha na clínica comportamental com casais, adultos e grupos psicoterapêuticos. Faz pesquisa em Psicologia Comportamental Aplicada na Educação de Jovens e Adultos. Ministra palestras com foco em saúde e qualidade de vida.

 

Professora Bruna Maria

Titulação: Especialista / Mestranda

Possui graduação em  Psicóloga pela UESPI. Mestranda em Psicologia pela UnB.

 

Professor  Fabricio Almeida

Titulação: Mestre

Neuropsicólogo com formação pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com aprimoramento em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental de São Paulo. É Vice-Presidente da Sociedade Para os Estudos da Dor do Distrito Federal, tem Formação em Dor Aguda e Crônica pela Associação Médica de Brasília e é Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, com foco em Dor Aguda e Crônica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. É Psicólogo da Secretaria da Saúde, onde é Especialista em Saúde e a referência em Neuropsicologia e Dor na Gerência de Serviço de Psicologia (GPSI/SES-DF).

 

Professora Meg Avila

Titulação: Mestra

Mestra em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003), bacharel e licenciada em Psicologia pelo UNICEUB (2000), graduação incompleta em Direito. Servidora do Conselho Nacional de Justiça (Analista Judiciário - Psicologia) atuando em Gestão de Pessoas, especificamente na área de Qualidade de Vida no Trabalho. Psicóloga Clínica. Terapeuta Financeira (metodologia DSOP). Professora Universitária e Tutora em Educação a distância. Coordenadora de cursos de pós-graduação em Psicologia na UNEPOS. Conselheira suplente do Conselho Regional de Psicologia do DF. Já atuou como Psicóloga Jurídica e Psicóloga do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBT (em parceira com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República). Foi Técnico Administrativo do Ministério Público do DF por 12 anos.

 

Professora Rafaella Caldas

Titulação:  Especialista/Mestranda

 Possui graduação em Psicologia, Mestranda em Ciências do Comportamento.

 

Professor Ricardo Almeida

Titulação: Doutor

Possui graduação de Bacharel em Teologia – Seminário Presbiteriano do Sul Campinas SP (1985) e FACETEN/ MEC (2005), Licenciatura Plena em Pedagogia pela IESA, Especialização em Linguística Aplicada pela UNICAMP, Mestrado em Ciências da Religião pela PUC Goiás, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás- UFG. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Pedagogia, Letras, Língua Inglesa, Língua Latina, Hebraico e Grego Clássicos, Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Cultura, Teologia, Filosofia, Antropologia, Religião, Sociologia, Filosofia da Educação, Memória, Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Personalismo e Fenomenologia. Pesquisador do CNPq. Diretor Pedagógico da UNEPOS,  orientador de Mestrado em Educação UNICEN – Argentina e de doutorado em Teologia Intercultural no PRODOLA – Costa Rica.

 

Professor Ricardo Pelegrini

Titulação: Mestre

Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005), graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1992) e graduado em Farmácia/Bioquímica pela Universidade Federal de Goiás (1985). Atualmente trabalha no Instituto de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e atende em Consultório Particular como Psicólogo e Psicanalista. Professor da Universidade Paulista . Foi co-fundador da instituição Percurso Psicanalítico de Brasília (1999). Tem experiência na área de Psicologia e Psicanálise, atuando principalmente com Distúrbios Psicossomáticos, Tratamento da Psicose, Saúde Mental, Saúde Mental na Atenção Básica e Terapêutica Psicanalítica.

 

Professora Roberta Dias

Titulação: Especialista / Mestranda

Possui Graduação em Psicóloga  pela Universidade Federal do Vale do São Francisco,Mestranda em Ciências do Comportamento na Universidade de Brasília- UnB.Pesquiasdora em processos básicos do comportamento e cognição, psicologia comparada. Realizou atividades  na área de Análise do Comportamento Aplicada a crianças com atraso no desenvolvimento e comportamento familiar. Professora de cursos de capacitaçãons área da saúde, Graduação e Pós-graduação.

 

Professora  Virginia Turra 

Titulação: Doutora

Pós-Doutorado na Universidade Católica de Brasília, com pesquisa em Psicologia da Saúde e Religião/Espiritualidade (2015). Doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade de Brasília (2012), com trabalho que elaborou o Protocolo de Atendimento Psicológico em Saúde Orientado para o Problema (PAPO). Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1999). Docente da Universidade Católica de Brasília. Psicóloga do quadro permanente da Fundação Universidade de Brasília. Tem experiência docente, de supervisão técnica, de pesquisa, de coordenação de projeto de extensão e de atuação clínica. Foco atual em temas ligados à Psicologia da Saúde.

 

 

Coordenação do Curso

 

Professora Meg Avila

Titulação: Mestra

Mestra em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003), bacharel e licenciada em Psicologia pelo UNICEUB (2000), graduação incompleta em Direito. Se-rvidora do Conselho Nacional de Justiça (Analista Judiciário - Psicologia) atuando em Gestão de Pessoas, especificamente na área de Qualidade de Vida no Trabalho. Psicóloga Clínica. Terapeuta Financeira (metodologia DSOP). Professora Universitária e Tutora em Educação a distância. Coordenadora de cursos de pós-graduação em Psicologia na UNEPOS. Conselheira suplente do Conselho Regional de Psicologia do DF. Já atuou como Psicóloga Jurídica e Psicóloga do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBT (em parceira com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República). Foi Técnico Administrativo do Ministério Público do DF por 12 anos.

 

 Investimento

   Inscrições

até 16/02/2019

   Matrícula:

até  16/02/2019

 À vista R$ 180,00 (dinheiro, cheque, TEV ou DOC)

A prazo R$ R$ 210,00 em até 3 parcelas fixas de R$ 70,00 no cartão de crédito.

 

 Valor da Mensalidade 18 x R$ 499,00*

  

*Desconto Pontualidade de 30% 

 

          18 x R$349,30 

 

- Matrículas efetivadas até 16/02/2019.

- Após dia 16/02/2019 (20%)

Marcações
Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.
Perguntas e Dúvidas
Ainda não tem perguntas.

PORQUE ESTUDAR CONOSCO?

Nossos profissionais são qualificados e experientes no ensino, todos nossos professores trabalham com dinamismo afim de que as aulas se tornem produtivas, interessantes e agradáveis.
 
EXCELÊNCIA NO ENSINO

Escola renomada em cursos de pós graduação no DF

 
APRENDIZADO DINÂMICO

Aulas animadas, chamam atenção e melhoram o desempenho de aprendizagem

 
CORPO DOCENTE

Professores altamente qualificados em sala de aula.

 
PORTAL DO ALUNO

Método exclusivo que permite a interação do aluno com professor via acesso web.

Loading...