Pós-graduação em Psicologia Humanista - ACP - TURMA 2/2020

Pós-graduação em Psicologia Humanista - ACP - TURMA 2/2020


O curso apresenta as diferentes possibilidades de atuação do psicólogo centrado na pessoa. O primeiro bloco traz os principais conceitos e fundamentação teórica e epistemológica da Abordagem Centrada na Pessoa e o segundo apresenta diferentes áreas onde este profissional pode atuar.


 


INÍCIO PREVISTO PARA NOVEMBRO DE 2020



Aulas em 1 (um) Final de semada por mês;



Corpo Docente altamente capacitado;



Salas de Aula de alto padrão;



Cursos reconhecidos e autorizados pelo MEC.


  • Disponibilidade Efetivo
  • Código EPHACP2
Descrição
Objetivos do Curso

Compreender os fundamentos filosóficos e epistemológicos da Abordagem Centrada na Pessoa, trabalhar os aspectos que representam a postura do psicólogo centrado na pessoa, desenvolver nos pós-graduandos as atitudes de compreensão empática, consideração positiva e congruência.

 

Público-Alvo

Psicólogos e profissionais das ciências humanas que tenham interesse pela proposta da Abordagem Centrada na Pessoa.

 

Metodologia do Curso

Aulas mensais em 1 (um) final de semana (sábado e domingo) na forma 100% presencial, com intuito de propiciar àqueles que possuem um cotidiano sobrecarregado e não conseguem frequentar cursos durante a semana a oportunidade de se qualificarem.

  

Composição do curso:

- Turma de no mínimo 20 alunos;

- Turma de no máximo de 28 alunos;

- Duração 20 meses;

- Carga horária Total de 480 horas;

- 17 Módulos (18 horas);

- Estudos Dirigidos I; II; III  (102 horas);

- Elaboração, apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. (72 horas).

É reservado a UNEPOS o direito de modificar a data de início do Curso ou de suspendê-lo, caso não seja alcançado o número mínimo de alunos necessários para a formação da turma, devido a não cobertura dos custos envolvidos.  A UNEPOS garante ao aluno (a), a devolução das quantias pagas. A UNEPOS poderá efetuar melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, tais como mudanças nas ementas e matriz curricular, desde que tais alterações não acrescentem ônus adicional para o discente e glosa da carga horária total.

 

Dias e horários dos módulos

- Sábado das 8h às 19h (1 hora de intervalo para almoço);
- Domingo das 8h às 13h (matutino);
   
Devido as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do NOVO CORONAVÍRUS, as aulas serão ministradas ao vivo pelo sistema Google For Education (Google Meet e Google Classroom), em horários especiais. As aulas voltarão a ser ministradas presencialmente, após definição dos órgãos governamentais.
 

Exigências para certificação de especialista

- Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária em cada módulo;
- Nota final igual ou superior a 7,0 (sete) – MM em cada módulo;
- Aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Artigo científico.

 

Matriz Curricular

1.  A Evolução da Psicoterapia Centrada na Pessoa

2.  Pressupostos Básicos da ACP 

3.  Relação Terapêutica

4.  Formas de Intervenção

5.  ACP e o Funcionamento Ótimo da Personalidade

6.  Grupo Vivencial

7.  Metodologia da Pesquisa 

8.  Saúde Mental e psicopatologia na ACP

9.  Psicopatologia na perspectiva fenomenológica existencial

10. ACP e Psicologia Hospitalar

11. Ferramenta do Plantão Psicológico 

12. ACP, Cultura e Sociedade  

13. Processos de Grupo na ACP 

14. Educação Centrada no Estudante 

15. Psicoterapia Familiar e de Casal 

16. Ludoterapia Centrada na Criança

17. Supervisão na ACP

   * Fica reservado a UNEPOS alterações na matriz sem aviso prévio

 

Docentes

                                 

Professor Antônio Coppe 

Titulação: Mestre

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979), pósgraduação "Lato Sensu" em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Focusing Trainer pelo The Focusing Institute de New York, NY. Atualmente é professor aposentado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Ex-Coordenador e professor do Curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Psicologia Hospitalar e Coordenador e Professor do Curso de Formação de Psicoterapeutas do Centro de Psicologia Humanista de Minas Gerais (CPHMINAS). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em psicoterapia centrada no cliente, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia humanista-existencial: abordagem centrada na pessoa e grupos de encontro. Psicologia Hospitalar. Professor e supervisor clínico em Psicologia Humanista-Existencial do Curso de Psicologia da UNIFENAS e da UNILAVRAS.

 

Professor Bruno de Morais

Titulação: Doutor

Gestor (Coordenador), professor e supervisor de estágio do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa (FAVIÇOSA). Doutor e Mestre em Intervenções Clínicas e Sociais, Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Especialista em Psicologia clínica pelo Instituto Humanista de Psicoterapia. Atuou por dez anos como Psicoterapeuta de adultos e casais. Facilitador de grupos. Ex-diretor do GRUMPSIH – Grupo Mineiro de Psicologia Humanista. Autor de sete livros, incluindo três volumes da série “Humanismo em cena: comentários de filmes à luz do referencial teórico da Abordagem Centrada na Pessoa”.

 

 Professor Edson Bezerra

Titulação: Mestre

Graduação em Psicologia (2000) e em Filosofia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2009). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Ipiranga (2010). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2018). Trabalhou com cursos de aprimoramento e formação em Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) em Belém-PA no período de 2002 a 2009. Atuou como professor e supervisor clínico no Curso de Graduação de Psicologia da UNAMA e da Faculdade Pitágoras de São Luís, com ênfase em ACP, nos períodos de 2009 a 2014, e de 2017 a 2019, respectivamente. Atuou como psicólogo escolar no período de 2008 a 2012. Atuou como psicoterapeuta e supervisor em Psicologia Clínica, em equipe multiprofissional na PLENO - Centro de Desenvolvimento Humano, em São Luís-MA, no período de 2015 a 2016. Coordena, em São Luis-MA, o Instituto Pessoas (IPÊ), onde atua como psicoterapeuta, supervisor em Psicologia Clínica e coordenador dos cursos de formação continuada em ACP. Atua como técnico colaborador (supervisor clínico) no Projeto de Extensão "Plantão Psicológico Centrado na Pessoa: democratizando o acesso público à Psicologia", vinculado ao Departamento de Psicologia da UFMA. 

 

Professora Francielly Müller

Titulação: Mestra

Professora e supervisora de estágio em Psicologia Clínica Humanista do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Coordenadora do curso de pós graduação lato-sensu em Psicologia Humanista - Abordagem Centrada na Pessoa (UNEPOS). Mestre em Processo de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília - UnB, especialista em Psicoterapia Existencial Fenomenológica / Abordagem Centrada na Pessoa pela Universidade FUMEC (BH/2010), especialista em acupuntura pelo IPGU (2012), bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/2005). Didata e supervisora em Psicologia Humanista / Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Psicoterapeuta de adultos e adolescentes. Tem experiência e atua na clínica psicoterápica e na facilitação de grupos terapêuticos para o desenvolvimento humano.

 

 Professora Isadora Dias

Titulação: Mestra

Psicóloga formada pela UFPE, mestra e doutora pela UFC, tem se dedicado a pesquisas participativas com juventudes e vulnerabilidades sociais. Membro-fundador do Instituto Carl Rogers, atua como psicoterapeuta a partir do enfoque teórico-prático da Abordagem Centrada na Pessoa e é parte do corpo docente da Formação ACP Fortaleza. Leciona no Centro Universitário UniFanor | Wyden e em cursos de pós-graduação. Seus interesses transitam entre os seguintes temas: psicoterapia, relações humanas, metodologia de pesquisa, cultura, socioeducação, feminismo, relações étnico-raciais e estudos decoloniais.

 

Professora Juliana Lopes

Titulação: Doutora

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade de Brasília (Unb). Mestre e doutora em desenvolvimento humano e saúde, ênfase em desenvolvimento humano e aprendizagem pela Universidade de Brasília. Atualmente exerce a prática clínica relacionada a demandas de desenvolvimento atípico e aprendizagem. Tem experiências na graduação e pós graduação lato sensu com docência e orientação de monografias.

 

Professora Márcia Tassinari 

Titulação: Doutora

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora do curso de graduação de Psicologia da Universidade Santa Úrsula, onde também coordena o curso de Especialização em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa. Atuou de 2003 a 2017 como professora titular da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Estágio supervisionado clínico humanista centrado na pessoa, terapia de casal e família, processos grupais, psicologia humanista e existencial, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Centrada na Pessoa, Carl Rogers, Psicologia Clínica, Plantão Psicológico e Psicologia Humanista. Trabalha como psicoterapeuta de adultos e de casal desde 1975, tendo fundado o Centro de Psicologia da Pessoa - CPP, onde permaneceu de 1975 a 2010. Possui experiência na área de formação de psicoterapeutas e de facilitadores de grupo.

 

Professor Márcio Arthoni

Titulação: Doutor

Doutor em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Professor do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral, onde coordena o Laboratório de Estudos Sobre a Finitude - LaFin. Atua principalmente nos seguintes temas: clínica psicológica na Abordagem Centrada na Pessoa e na Gestalt-terapia; Plantão Psicológico e prevenção do suicídio.

 

Professora Milene Bernardes

Titulação: Especialista 

Professora de Formação em Ludoterapia Centrada na Criança e Psicóloga Clínica de crianças e adolescentes e Ludoterapeuta Centrada na Criança no Dibs Instituto de Ludoterapia. Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Uniceub (2003), Pós Graduação em Psicologia Fenomenológica e Existencial pela Universidade Uniara (2016). Formação em Psicologia Centrada na Pessoa e Ludoterapia Centrada na Criança pelo Centro de Psicologia Humanista de Brasília Cphb (2005). Tem desenvolvido estudos e grupos no tema de Ludicidade e Ludoterapia, tendo viajado aos EUA/Texas para ampliar seus conhecimentos e vivências na University of North Texas, no Center for Play Therapy em 2015. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ludoterapia Centrada na Criança e Desenvolvimento Humano e temas como abuso sexual infantil, bullying, altas habilidades, violência doméstica, orientação filial, orientação a grupos escolares e lúdica livre. Realiza palestras para Pais e Professores em escolas do DF e também para o Instituto Sabin, na capacitação para as Ludotecas Sabin.

 

 Professor Ricardo Almeida

Titulação: Doutor

Licenciatura Plena em Pedagogia pela IESA. Possui graduação em Bacharel em Teologia - Seminário Presbiteriano do Sul Campinas SP (1985) e FACETEN/ MEC (2005), Licenciatura em Letras Português Inglês MULTIEDUCATIVA (em andamento). Mestrado em Ciências da Religião pela PUC Goiás (2003). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás- UFG. Pesquisador do CNPq. Diretor Pedagógico da UNEPOS; Professor convidado do programa stricto sensu de mestrado e doutorado em Educação da UNICEN – Universidad del Centro de la Província de Buenos Aires – Argentina, foi Assessor Pedagógico da Editora EDEBÊ Brasil. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Neurociências, Pedagogia, Letras, Língua Inglesa, Língua Latina, Hebraico e Grego Clássicos, Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Cultura, Teologia, Filosofia, Antropologia, Religião, Sociologia, Filosofia da Educação, Memória, Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Personalismo e Fenomenologia.

 

Professor  Rodrigo D’Angelis

Titulação: Mestre

Médico Psiquiatra Geral e da Infância e Adolescência com residência médica pela FHEMIG- CRMMG: 39233. Especialista em Psicoterapia Humanista: Abordagem Centrada na Pessoa. Diretor Técnico do Instituto Humanista de Psicoterapia – BH. Professor de pós -graduação nas áreas de saúde mental, Psicologia Humanista e Fenomenológica. Mestre em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde – UNICAMP.

 

  * Fica reservado a UNEPOS alterações no corpo docente sem aviso prévio

 

Coordenação do Curso

 

Professora Francielly Müller

Titulação: Mestra

Professora e supervisora de estágio em Psicologia Clínica Humanista do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Coordenadora do curso de pós-graduação lato-sensu em Psicologia Humanista - Abordagem Centrada na Pessoa (UNEPOS). Mestre em Processo de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília - UnB, especialista em Psicoterapia Existencial Fenomenológica / Abordagem Centrada na Pessoa pela Universidade FUMEC (BH/2010), especialista em acupuntura pelo IPGU (2012), bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/2005). Didata e supervisora em Psicologia Humanista / Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Psicoterapeuta de adultos e adolescentes. Tem experiência e atua na clínica psicoterápica e na facilitação de grupos terapêuticos para o desenvolvimento humano.

 

Professora Juliana Lopes

Titulação: Doutora

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre e doutora em desenvolvimento humano e saúde, ênfase em desenvolvimento humano e aprendizagem pela Universidade de Brasília. Atualmente exerce a prática clínica relacionada a demandas de desenvolvimento atípico e aprendizagem. Tem experiências na graduação e pós-graduação lato sensu com docência e orientação de monografias. Coordenadora Adjunta do Curso de Pós-graduação (Lato sensu) em Psicologia Humanista - Abordagem Centrada na Pessoa (UNEPOS).

 

 Investimento

   Inscrições (gratuita no site)

até 25/10/2020

 

   Matrícula:

até  25/10/2020

 À vista R$ 200,00 (dinheiro, cheque, TEV ou DOC)

A prazo R$ R$ 225,00 em até 3 parcelas fixas de R$ 75,00 no cartão de crédito.

 

 Valor da Mensalidade 20 x R$ 499,00*

  

*Desconto Pontualidade de 20% 

 

          20 x R$ 399,20 

 

- Matrículas efetivadas até 25/10/2020.

- Após dia 25/10/2020 (10%)

Marcações
Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.
Perguntas e Dúvidas
Mayane 20/02/2019 11:50:01
Bom dia, Gostaria de saber as datas do modulo serão 15 módulos isso? Bom, sou de Visconde do Rio Branco , Minas Gerais Pra ter esse agendamento para a viagens... Organização Abraços!
Samantha 13/02/2020 07:46:19
Bom dia, gostaria, por favor, de saber qual o calendário dos módulos? Desde já, agradeço.
Ana Luisa 17/04/2019 21:22:32
Gostaria de saber a data dos modulos, pois faço uma pos tb 1 final de semana por mes
Ana Luisa 17/04/2019 21:22:39
Gostaria de saber a data dos modulos, pois faço uma pos tb 1 final de semana por mes

PORQUE ESTUDAR CONOSCO?

Nossos profissionais são qualificados e experientes no ensino, todos nossos professores trabalham com dinamismo afim de que as aulas se tornem produtivas, interessantes e agradáveis.
 
EXCELÊNCIA NO ENSINO

Escola renomada em cursos de pós graduação no DF

 
APRENDIZADO DINÂMICO

Aulas animadas, chamam atenção e melhoram o desempenho de aprendizagem

 
CORPO DOCENTE

Professores altamente qualificados em sala de aula.

 
PORTAL DO ALUNO

Método exclusivo que permite a interação do aluno com professor via acesso web.

Loading...