Especialização em Psicologia Jurídica - Turma 2/2020

Especialização em Psicologia Jurídica - Turma 2/2020



  

  INÍCIO PREVISTO PARA JUNHO/2020



Aulas em 1 (um) Final de semada por mês;



Corpo Docente altamente capacitado;



Salas de Aula de alto padrão;



Cursos reconhecidos e autorizados pelo MEC.



  • Disponibilidade Efetivo
  • Código esppsicjuri
Descrição
Objetivos do Curso

Desenvolver competência profissional, formada pelo conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, reconhecendo as implicações teóricas e metodológicas para planejar e executar atividades nas áreas de Psicologia Forense e Jurídica;

Favorecer o aprofundamento na dimensão psicológica nos vários contextos de atuação da Psicologia Jurídica;

Promover competências para atuar com psicologia jurídica criminal, penitenciária, cível, de família, do consumidor.

Subsidiar profissionais de diversas áreas, sejam magistrados, advogados, assistentes sociais, sociólogos, dentre outros, sobre o conhecimento da Psicologia no contexto jurídico.

 

Público-Alvo

Psicólogos, advogados e demais operadores do direito, assistentes sociais, sociólogos, filósofos, pedagogos, ou outras áreas que necessitam do saber jurídico psicossocial no seu dia-a-dia profissional.

 

Metodologia do Curso

Aulas mensais em 1 (um) final de semana (sábado e domingo) na forma 100% presencial, com intuito de propiciar àqueles que possuem um cotidiano sobrecarregado e não conseguem frequentar cursos durante a semana a oportunidade de se qualificarem.

  

Composição do curso:

- Turma de no mínimo 18 alunos;

- Turma de no máximo de 28 alunos;

- Duração 20 meses;

- Carga horária Total de 480 horas;

      - 17 Módulos (18 horas); 

      - Estudos Dirigidos I; II; III  (102 horas);

      - Elaboração, apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. (72 horas).

É reservado a UNEPOS o direito de modificar a data de início do Curso ou de suspendê-lo, caso não seja alcançado o número mínimo de alunos necessários para a formação da turma, devido a não cobertura dos custos envolvidos.  A UNEPOS garante ao aluno (a), a devolução das quantias pagas. A UNEPOS poderá efetuar melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, tais como mudanças nas ementas e matriz curricular, desde que tais alterações não acrescentem ônus adicional para o discente e glosa da carga horária total.

 

Dias e horários dos módulos

- Sábado das 8h às 19h  (1 hora de intervalo para almoço);
- Sábado das 14h às 19h (vespertino);

   

Exigências para certificação de especialista

- Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária em cada módulo;
- Nota final igual ou superior a 7,0 (sete) – MM em cada módulo;
- Aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Artigo científico.

 

Matriz Curricular

01.   Fundamentos da Psicologia Forense e Jurídica

02.  Inteligência e segurança pública

03.  Psicologia Moral e Ética

04.  Psicologia Jurídica criminal

05.  Psicologia aplicada ao sistema prisional

06.  Psicologia Jurídica nas varas de família e cível

07.  Psicologia Jurídica aplicada nas varas de infância e juventude

08.  Direito Sistêmico

09.  Constelações Familiares;

10.   Resolução de Conflitos: Conciliação, Mediação e Justiça Restaurativa

11.    Psicologia e Direitos Humanos

12.   Violência e questões de gênero 

13.   Psicologia Policial e Investigativa

14.   Psicopatologia forense e saúde mental

15.   Documentos Legais em Psicologia Jurídica

16.   O trabalho psicossocial nos sistemas de justiça

17.   Metodologia de Pesquisa                                       

                                               

 * Fica reservado a UNEPOS alterações na matriz sem aviso prévio

 

Docentes

 

Professora Adhara Campos 

Titulação: Especialista

 Analisa Judiciária Federal há 15 anos, concursada pelo Tribunal Superior do Trabalho. Voluntária e idealizadora do Projeto “Constelar e Conciliar”, em vigor no Tribunal de Justiça do DF desde 2015 em virtude de pesquisa acadêmica. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e Bacharel em Direito, pós-graduada em Controladoria Governamental, mestranda em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa políticas públicas, pesquisando atualmente sobre o uso da constelação na violência doméstica e familiar contra a mulher no Primeiro Juizado Especial de Brasília e no Juizado Especial do Riacho Fundo - DF. Autora do livro “A constelação no Judiciário” e do artigo sobre o projeto do TJDFT: “A constelação como uma política pública para resolução de conflitos”, publicada na revista jurídica Fórum Trabalhista (disponível no site institutoestelar.com.br). Presidente da Associação Brasileira de Consteladores Sistêmicos – ABC Sistemas. Escreveu o anteprojeto de Lei n.o 9.444/2017 que visa incluir a constelação no âmbito judicial e o anteprojeto de Lei n.o 2.103/2018 que visa incluir a prática sistêmica na formação dos professores da rede de educação do DF

 

Professor Alyson Barros 

Titulação: Especialista

Mestre em Avaliação Psicológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Especialista em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes; Especialista em Neuropsicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa, Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Analista do Planejamento e Orçamento do Ministério da Economia. Atuou no desenho e validação de políticas públicas do Plano Plurianual da União e de Estados; Atua na Coordenação do Comitê Nacional dos Refugiados (Ministério da Justiça)

 

Professora Bianca Rogoski

Titulação: Mestra

Possui graduação em Psicólogia, Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), Pós-graduada em terapia cognitivo-comportamental. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento do departamento de Processos Psicológicos Básicos, Psicologia, UnB. Realiza pesquisas na área da análise do comportamento aplicada à educação, à aprendizagem e ao contexto escolar e relações humanas. Atua como psicóloga clínica no Instituto Walden4, Brasília-DF.

 

Professora Conceição Krauze

Titulação: Especialista

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de PE, Especialista em Psicodrama e Sociodrama pela FEBRAP; Especialista em Psiquiatria Clínica. Especialista em Medicina do Trânsito; Atua como professora da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal nas disciplinas de Suicídio x Homicídios (Autópsia Psicológica), Profiling Criminal, Tipificação do Feminicídio através dos sinais de violência simbólica e Psicologia da Testemunha; Atualmente, atua como Perita Médica Legista lotada na seção de Psicopatologia Forense da Polícia Civil do DF; Chefe da seção de Psicopatologia Forense da Polícia Civil do DF; Auxilia a Delegacia de Homicídios da PCDF em investigações criminais e também à Polícia Federal e Policia Militar em crimes de homicídios, crimes em que existem dúvidas quanto ao diagnóstico da morte violenta, em crimes cometidos por organizações criminosas (grupos de extermínio), e elaborando Perfis Criminais; Ministra cursos para o magistrados e promotores no DF. 

 

Professor Dyego Costa

Titulação: Doutor

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Piauí e coordenador do grupo de Pesquisa Comportamento social e práticas culturais no CNPQ. Coordenador da Extensão em análise do comportamento e saúde denominado LICAC na UESPI. Docente por quatro semestres no PARFOR/UESPI na área de psicologia da educação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, metacontingência, comportamento social, teoria dos jogos e práticas culturais, análise do comportamento e saúde.

 

Professora Fabíola Orlando

Titulação: Especialista

Advogada, Negociadora, Mediadora; Formada pela Universidade de Brasília-UNB; Pós-graduada em Direito Ambiental e Recursos Hídricos; Pós-graduada em Direito de Família e Sucessões; Pós-graduada em Violência Doméstica e Crianças abusadas pela Universidade de Connecticut – CT & International Women Center – EUA; Pós-graduada em Arbitragem Internacional; Pós-graduada em Negociação Internacional; Consultora em Violência Doméstica-Danbury-CT; Presidente da Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal – RIEX/DF; Presidente do Centro de Excelência em Negociação, Mediação e Arbitragem - CENMA; Diretora de Mediação do Centro Internacional de Arbitragem e Mediação; Membro da Associação E-Justicia-Latinoamerica; Membro da Escola Judicial da América Latina; Coordenadora de captação do Hospital de Amor no Distrito Federal.

 

Professor João Modesto

Titulação: Doutor

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), Mestrado e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (PSTO-UnB). É professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), sendo que nesta última instituição está vinculado à linha de Psicologia Jurídica do programa de Mestrado em Psicologia.  É vice- líder do grupo de pesquisa do CNPq 'Corrupção, Desonestidade e Comportamento Ético'. Seus principais interesses de pesquisa envolvem a compreensão de processos psicológicos associados à justiça, bem como a análise de comportamentos e atitudes sociais negativas.

 

Professora Larissa Portela

Titulação: Mestra

Psicóloga clínica e docente no ensino superior e pós graduação, graduada em Psicologia (UnB), Mestra em Ciências do Comportamento (UnB), formada em Análise Comportamental Clínica e Terapia da Aceitação e Compromisso, atua no ensino, pesquisa e extensão de assuntos referentes à questões de gênero: violência contra a mulher, violência contra a população LGBTQ+ e relacionamentos abusivos 

 

Professor Leonardo Cavalcante

Titulação: Mestre/Doutorando

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é aluno de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. É professor do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (DF), atuando na interface Psicologia Social/Direitos Humanos. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Comunitária e Psicologia Educacional, guardando especial atenção pelos seguintes temas: Psicologia e Direitos Humanos; Psicologia e Políticas Sociais; e Formação do Psicólogo.

Professora Meg Gomes

Titulação: Mestra

Mestre em Psicologia pela UnB; Bacharel e Licenciada em Psicologia pelo UNICEUB; Formação em Análise do Comportamento; Graduação incompleta em Ciências Jurídicas; Servidora do Conselho Nacional de Justiça - Analista Judiciário - Psicologia; Coordenadora do Comitê de QVT e do Programa de Qualidade de vida no trabalho (QVT/CNJ); Pesquisadora na área de QVT; Psicóloga Clínica; Psicóloga Bariátrica; Especialista em Terapia Financeira - Terapeuta Financeira (metodologia DSOP); Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros - ABEFIN-DF; Professora Universitária há 16 anos; Tutora em Educação a distância; Coordenadora de cursos de pós-graduação em Psicologia na UNEPOS; Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do DF (Gestão 2017-2019); Conselheira do Conselho Executivo da deputada distrital Julia Lucy (mandato 2019-2022) - área Psicologia; Vice-Presidente da Comissão de Estudos sobre Prevenção e Intervenção ao Suicídio, Automutilação e Bullying da RIEX-DF (Rede Internacional de Excelência Jurídica do DF); Empreendedora digital; Udemy Instructor; Psicóloga Jurídica. Atuou como perito e atua como assistente judicial; Já atuou como Psicóloga do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBT (em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República); Foi Técnico Administrativo do Ministério Público do DF por 12 anos.

 

Professora Rebeca Mucci

Titulação: Mestra

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB), Pós-graduada em Terapia Familiar e de Casais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUCGO/INTERPSI, Servidora do TJDFT lotada no Núcleo de Assessoramento às Varas Cíveis e de Família (NERAF) da Coordenadoria Psicossocial Judiciária (COORPSI), atua como docente no curso de Psicologia em Instituições de Ensino Superior.

 

Professor Reginaldo Torres

Titulação: Doutor

Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013) com estágio doutorado financiado pela CAPES na University of Alabama (EUA) em 2012 na área de entrevistas forenses com crianças vítimas de violência. Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005). Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Analista Judiciário na área de Psicologia no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, onde exerce a função de supervisor do Centro de Referência para Proteção Integral da Criança e do Adolescente em Situação de Violência Sexual da Vara da Infância e da Juventude. Formador de Supervisores e Entrevistadores Forenses com Certificação pelo Conselho Nacional de Justiça. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia jurídica, avaliações psicossociais para o contexto judicial, entrevistas forenses, avaliação do abuso sexual infantil.

 

Professor Ricardo Almeida

Titulação: Doutor

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela IESA. Possui graduação em Bacharel em Teologia - Seminário Presbiteriano do Sul Campinas SP (1985) e FACETEN/ MEC (2005), Licenciatura em Letras Português Inglês MULTIEDUCATIVA (em andamento). Mestrado em Ciências da Religião pela PUC Goiás (2003). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás- UFG. Pesquisador do CNPq. Coordenador Pedagógico da UNEPOS; Professor convidado do programa stricto sensu de mestrado e doutorado em Educação da UNICEN – Universidad del Centro de la Província de Buenos Aires - Argentina; professor titular do UNIPLAN do curso de licenciatura em Letras Português Inglês; foi Assessor Pedagógico da Editora EDEBÊ Brasil. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Pedagogia, Letras, Língua Inglesa, Língua Latina, Hebraico e Grego Clássicos, Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Cultura, Teologia, Filosofia, Antropologia, Religião, Sociologia, Filosofia da Educação, Memória, Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Personalismo e Fenomenologia.

 

Professora Rosana Mello

Titulação: Especialista

Advogada inscrita na OAB/DF, com atuação humanizada, colaborativa e sistêmica. Pós-graduada em Direito das Famílias e Sucessões, possui formação como advogada colaborativa e multidisciplinar; facilitadora em Constelação Familiar Sistêmica; Master Trainer em Programação Neurolinguística- PNL-; mediadora de conflitos; acadêmica de Psicanálise e Hipnotista. Atualmente, exerce cargo de Presidente da Comissão de Direito Sistêmico da RIEX/DF; Vice-Presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/DF; é membro do Instituto Brasileiro do Direito das Famílias – IBDFAM -; e sócia unipessoal da De Souza Mello Advocacia Sistêmica.

 

Professor Vicente Moragas

Titulação: Especialista/Mestrando

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-graduação em Psicologia, Mestrado em andamento em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações na Universidade de Brasília. Atualmente trabalha como Analista Judiciário, Especialidade Psicologia no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional, com ênfase em Psicologia Social e Jurídica. Atuou por 10 anos com Psicologia do Trabalho e Organizacional, em empresas privadas e em empresas públicas, tendo conquistado bom conhecimento nesta área. Atualmente estuda o trabalho como meio de ressocialização social em detentos e egressos do sistema penitenciário, área em que atua em suas atividades na interface com a Justiça.

 

  * Fica reservado a UNEPOS alterações no quadro de docentes sem aviso prévio.

 

Coordenação do Curso

 

Professora Meg Avila

Titulação: Mestra

Mestre em Psicologia pela UnB; Bacharel e Licenciada em Psicologia pelo UNICEUB; Formação em Análise do Comportamento; Graduação incompleta em Ciências Jurídicas; Servidora do Conselho Nacional de Justiça - Analista Judiciário - Psicologia; Coordenadora do Comitê de QVT e do Programa de Qualidade de vida no trabalho (QVT/CNJ); Pesquisadora na área de QVT; Psicóloga Clínica; Psicóloga Bariátrica; Especialista em Terapia Financeira - Terapeuta Financeira (metodologia DSOP); Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros - ABEFIN-DF; Professora Universitária há 16 anos; Tutora em Educação a distância; Coordenadora de cursos de pós-graduação em Psicologia na UNEPOS; Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do DF (Gestão 2017-2019); Conselheira do Conselho Executivo da deputada distrital Julia Lucy (mandato 2019-2022) - área Psicologia; Vice-Presidente da Comissão de Estudos sobre Prevenção e Intervenção ao Suicídio, Automutilação e Bullying da RIEX-DF (Rede Internacional de Excelência Jurídica do DF); Empreendedora digital; Udemy Instructor; Psicóloga Jurídica. Atuou como perito e atua como assistente judicial; Já atuou como Psicóloga do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBT (em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República); Foi Técnico Administrativo do Ministério Público do DF por 12 anos..

 

 Investimento

   Inscrições (gratuita no site)

até 23/05/2020

   Matrícula:

até  23/05/2020

 À vista R$ 200,00 (dinheiro, cheque, TEV ou DOC)

A prazo  R$ 225,00 em até 3 parcelas fixas de R$ 75,00 no cartão de crédito.

 

 Valor da Mensalidade 20 x R$ 499,00*

  

*Desconto Pontualidade de 20

 

          20 x R$399,20 

 

- Matrículas efetivadas até 23/05/2020.

- Desconto de 5% comulativo para instituições parceiras ou convênio.

- Após dia 23/05/2020 desconto pontualidade de 10%

 

Marcações
Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.
Perguntas e Dúvidas
Ainda não tem perguntas.

PORQUE ESTUDAR CONOSCO?

Nossos profissionais são qualificados e experientes no ensino, todos nossos professores trabalham com dinamismo afim de que as aulas se tornem produtivas, interessantes e agradáveis.
 
EXCELÊNCIA NO ENSINO

Escola renomada em cursos de pós graduação no DF

 
APRENDIZADO DINÂMICO

Aulas animadas, chamam atenção e melhoram o desempenho de aprendizagem

 
CORPO DOCENTE

Professores altamente qualificados em sala de aula.

 
PORTAL DO ALUNO

Método exclusivo que permite a interação do aluno com professor via acesso web.

Loading...